Escolha uma Página

Dicas de quadros

Colocação de quadros

Parte importante da decoração, os quadros podem valorizar ambientes ou acarretar um desastre visual. Gravuras no chão, fotos em prateleiras, molduras de todos os tipos e tamanhos. Na hora de colocar quadros, quase tudo é permitido.

Dicas para compor paredes harmoniosas:

° Fazer uma montagem de experiência em um piso liso, testando combinações, distâncias entre quadros e tipos de montagens, antes de colocá-los definitivamente na parede.

° Observar a altura do teto e dos móveis antes de escolher o local para colocar os quadros. Não é necessário centralizá-los. O importante é observar a harmonia da composição.

° Pendurar na altura dos olhos é uma regra básica, iniciando pelo quadro principal, quando se tratar de vários quadros.

° Assim como usamos um grande quadro em uma parede, podemos utilizar uma composição de vários quadros pequenos formando um grande painel.

° Distâncias entre quadros de 5cm e entre quadros e móveis de 10cm (ex: sofá, aparador) geralmente produzem uma boa montagem.

° O vidro a ser utilizado também é importante. Vidro comum reflete bastante a luz, o que pode tornar-se incomodativo em alguns casos. Em locais com muita iluminação, natural ou artificial, o ideal é utilizar o vidro anti-reflexo, que reduz os reflexos da luz.

° A iluminação correta também é um elemento muito importante na valorização do quadro.

° A umidade é o grande inimigo das obras de arte. Sempre que houver a possibilidade de umidade na parede, convém aplicar por traz do quadro uma camada fina de isopor, cortiça, foam board ou outro produto repelente de umidade.

° Em função da umidade também devemos evitar colocar os quadros em paredes hidráulicas (onde passem encanamentos), evitando também desastres de perfuração dos mesmos.

° Use pregos de aço ou parafusos com buchas nº 06. Outros materiais podem estragar a parede ou impedir que o quadro fique firme. Os arames ou triângulos que os suportam não devem aparecer. Na falta de ferramentas ou experiência, uma boa opção e chamar um profissional com experiência.


Objetos, moldura e arte

Usando a imaginação, os mais variados objetos podem ser emoldurados e se transformar em uma importante peça na decoração do ambiente, agregando beleza, proteção e eternizando estes mesmos objetos, que na maioria das vezes tem valor inestimável para quem os possui.

Gravuras, fotos, painéis montados com lembranças, brinquedos, peças de antiguidades, peças indígenas, coleções – as mais variadas, medalhas, raquetes de tênis, camisas de times autografadas, objetos que retratem profissões, lembranças de casamento, flores, roupinhas de bebê e tudo o mais que a imaginação e o desejo mandarem podem ser emoldurados e se transformar em um objeto de arte, que vai eternizar um momento da vida.

Tudo pode ser emoldurado: uma foto com um ingresso de peça de teatro ou cartaz de um show pode se tornar um quadro bastante interessante no contexto de uma decoração.

As montagens podem ser as mais variadas possíveis:

  • Caixas, nichos, molduras largas, trabalhadas, nas mais variadas cores (brancas, pretas, imbuia, douradas ou coloridas).
  • Composições com utilização de combinações de molduras diferentes.
  • Molduras espelhadas.
  • Uso dos mais diversos modelos de passepartouts, com vidro anti-reflexo ou mesmo montagens sem a utilização de vidro de proteção.
  • Utilização de tecidos ou palhas de fundo. Todos estes detalhes e outros mais podem ser obtidos em lojas de molduraria especializadas em montagens exclusivas e contemporâneas.

Os objetos emoldurados, além de deixarem a casa com um ar mais pessoal e refletir a identidade e o gosto dos moradores, também são uma ótima opção de presente, para serem usados nas salas, quartos, cozinhas e até nos banheiros.

As caixas podem ser penduradas ou simplesmente colocadas em cima de um móvel. Nas salas, por exemplo, podem ser expostas gravuras de lugares (pontos turísticos) e fotos dos ídolos de cada um.

Vasculhar baús, armários ou gavetas pode ser o ponto de partida para se descobrir algum objeto importante e eternizar momentos ou alegrar alguém com um presente diferente e original.

Definição de emoldurar

Colocar em moldura. O mesmo que moldurar.

 “Com detalhe e bom gosto, em se tratando de quadros, tudo é permitido”.

Por Kelly M. Vilela – Designer de Interiores